Timor-Leste: Governo aprovou orçamento inicial para Jogos da CPLP em Díli

O Governo de Timor-Leste aprovou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, um orçamento de cerca de 511 mil dólares (468,65 euros) para a primeira fase de preparativos dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem em Díli, capital do país, entre 12 e 20 de julho. 

Segundo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nélio Isaac, trata-se de um primeiro pacote orçamental que servirá também para a organização da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que decorre na mesma altura, igualmente em Díli. 

A mesma fonte explicou em entrevista que o orçamento inicialmente previsto, de 2,25 milhões de dólares (dois milhões de euros), foi condicionado pelo chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020 e pelo facto do país estar em duodécimos. 

Na primeira fase, acrescentou, os fundos destinam-se a aspetos como a preparação do secretariado para apoio às delegações da conferência e dos jogos, além de melhorias a várias infraestruturas desportivas, inclusive a construção da tribuna para espectadores nos campos de ténis da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). O orçamento inicial vai apoiar as equipas nacionais timorenses das várias modalidades e para o percurso, por todo o Timor-Leste, da Tocha dos Jogos. 

A segunda fase do orçamento servirá para a compra de equipamentos, incluindo eletrónicos, para as várias modalidades, alojamento e restantes necessidades das delegações internacionais, além da coordenação da segurança e outras questões associadas. 

O objetivo deste evento, que recentemente ocorre de dois em dois anos, é reforçar a solidariedade entre os cidadãos dos países da CPLP e promover o espírito de fair-play. A última edição foi em julho de 2018 em São Tomé e Príncipe, tendo a primeira sido em setembro de 1992, em Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

Cabo Verde interessado em consolidar desenvolvimento sustentável com Portugal

O primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, partilhou publicamente a vontade de consolidar o processo de desenvolvimento sustentável em Cabo…
Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

Angola considera "excelentes" as relações com Portugal

O Ministério das Relações Exteriores de Angola afirma, através de uma nota de imprensa oficial, que as relações comerciais com…
Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin