Timor Leste

Timor-Leste: Governo aprovou orçamento inicial para Jogos da CPLP em Díli

O Governo de Timor-Leste aprovou nesta quarta-feira, 12 de fevereiro, um orçamento de cerca de 511 mil dólares (468,65 euros) para a primeira fase de preparativos dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem em Díli, capital do país, entre 12 e 20 de julho. 

Segundo o secretário de Estado da Juventude e Desporto, Nélio Isaac, trata-se de um primeiro pacote orçamental que servirá também para a organização da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que decorre na mesma altura, igualmente em Díli. 

A mesma fonte explicou em entrevista que o orçamento inicialmente previsto, de 2,25 milhões de dólares (dois milhões de euros), foi condicionado pelo chumbo do Orçamento Geral do Estado (OGE) de 2020 e pelo facto do país estar em duodécimos. 

Na primeira fase, acrescentou, os fundos destinam-se a aspetos como a preparação do secretariado para apoio às delegações da conferência e dos jogos, além de melhorias a várias infraestruturas desportivas, inclusive a construção da tribuna para espectadores nos campos de ténis da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL). O orçamento inicial vai apoiar as equipas nacionais timorenses das várias modalidades e para o percurso, por todo o Timor-Leste, da Tocha dos Jogos. 

A segunda fase do orçamento servirá para a compra de equipamentos, incluindo eletrónicos, para as várias modalidades, alojamento e restantes necessidades das delegações internacionais, além da coordenação da segurança e outras questões associadas. 

O objetivo deste evento, que recentemente ocorre de dois em dois anos, é reforçar a solidariedade entre os cidadãos dos países da CPLP e promover o espírito de fair-play. A última edição foi em julho de 2018 em São Tomé e Príncipe, tendo a primeira sido em setembro de 1992, em Lisboa.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo