Timor-Leste: Governo assina acordo com ONU para aquisição de material médico

O Governo timorense assinou nesta quarta-feira, 01 de abril, um acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no valor de 5,8 milhões de dólares. O dinheiro será destinado à compra de equipamento e de medicamentos para combater a pandemia causada pela Covid-19.

O acordo, aprovado em Conselho de Ministros e válido até março de 2021, foi rubricado em Díli pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Dionísio Babo, e pela representante residente do PNUD, Munkhtuya Altangerel.

Timor-Leste tem, oficialmente, um caso caso confirmado do novo coronavírus. No entanto, as autoridades consideram imprescindíveis as medidas preventivas e de preparação para o risco de contágio, incluindo no que diz respeito à aquisição de equipamento e de medicamentos essenciais.

Esta compra inclui material para recolha de amostras, testes rápidos, luvas, máscaras, batas e outro material de proteção pessoal, bem como 50 oxímetros, até 500 ventiladores de vários tipos, monitores, esterilizadores e unidades para manutenção de pressão respiratória, incubadoras, desfibrilhadores e medicamentos usados para o tratamento deste surto iniciado na China, como paracetamol, azithromicina, hidroxicloroquina e material antissético, consumíveis e oxigénio, entre outros.

O documento assinado prevê que o país faça de imediato uma transferência no valor total da compra, comunicando posteriormente a listagem de bens e produtos que pretende adquirir, cabendo ao PNUD gerir o contacto com fornecedores a nível mundial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin