O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, participou nesta quarta-feira, 09 de dezembro, na celebração do Dia Internacional Contra a Corrupção.
Recorde-se que a data foi declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) depois da Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2003. A cerimónia organizada pela Comissão Anti-Corrupção (CAC) decorreu no salão Lanine Lariguto, da Comissão Nacional das Eleições (CNE).
Do programa do evento fez parte o lançamento do Plano Estratégico da CAC (PECAC) para o período de 2021 a 2025 e também o início da disseminação da Lei n.o7/2020, de 26 de agosto, referente às Medidas de Prevenção e Combate à Corrupção.
O ministro da Presidência do Conselho de Ministros frisou na abertura do evento “a vontade política do Governo, de fazer a sua parte neste combate e de garantir o necessário apoio e colaboração institucional à CAC e a todas as outras entidades com responsabilidades nesse domínio”.
Fidelis Magalhães reconheceu “a intensificação da atividade da CAC na sua missão de agir para prevenir e reprimir atos de corrupção sob as suas diversas formas” e saudou “vivamente a CAC e todos os seus membros e funcionários”.
Como tal, encorajou-os “a prosseguir com o mesmo empenhamento no exercício das suas funções, buscando cada vez mais a eficácia e o real impacto dessa atividade”.