O Governo de Timor-Leste autorizou as companhias aéreas que operam no país a realizarem voos semanais, ao domingo, durante o estado de emergência, que foi decretado devido à Covid-19. O objetivo destes voos é de que seja permitido o regresso de timorenses que ainda se encontram no estrangeiro.
A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional de Aviação Civil de Timor-Leste (ANATL), Romualdo da Silva. Os voos poderão ser ampliados, ajuntou, quando for necessário transportar equipamentos de saúde ou medicamentos durante a semana.
Esta autorização de voos ao domingo é dada à Air Timor, que opera as ligações com Singapura, às indonésias Sriwijaya e Citilink, que têm ligações com Bali, e à australiana AirNorth, que viajava para Darwin.
Atualmente, podem entrar em Timor-Leste apenas cidadãos ou residentes permanentes que têm de cumprir uma quarentena durante 14 dias. Existem mais de 800 pessoas em quarentena em casa ou em vários locais criados pelo Governo timorense, que tem, até agora, um caso confirmado da Covid-19.
A pandemia já matou mais de 33.500 pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu no final do ano passado em Wuhan, na China, tendo sido diagnosticados mais de 715 mil casos de infeção.