Timor-Leste: Governo avança com carta de pedido do estado de emergência

Parlamento de Timor-Leste

O Governo aprovou nesta segunda-feira, 23 de março, o conteúdo do pedido feito ao Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, sobre a declaração do estado de emergência, uma vez que considera-o necessário para intervir rapidamente no combate ao novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com o comunicado divulgado no final da reunião do Executivo, o documento visa assegurar que o Conselho de Ministros de Timor-Leste tem “os meios legais necessários para poder intervir rapidamente na prevenção” desta pandemia e para, “na eventualidade deste vir a ter lugar, tomar as medidas necessárias e adequadas para combater a sua propagação”.

É ainda referido que “a prevenção da ocorrência e da propagação em território nacional da covid-19 exigirá a adoção de algumas medidas que configurarão a limitação e suspensão do exercício de alguns direitos, liberdades e garantias fundamentais”.

“Entre as possíveis medidas a serem aplicadas incluem-se restrições de circulação, de atividades públicas e privadas não essenciais, de aglomerações de pessoas, manifestações ou celebrações religiosas e confinamento compulsivo no domicílio, ou em estabelecimento de saúde”, acrescenta.

Ao receber o pedido, o chefe de Estado deve convocar o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança, segundo a lei. “Antes da declaração do estado de emergência, o documento será ainda debatido pelo Parlamento Nacional, por um período não superior a um dia”, esclarece o comunicado.

Recorde-se que o país tem atualmente um caso confirmado de coronavírus, que já infetou mais de 324 mil pessoas a nível mundial, das quais mais de 14.300 morreram.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ataque do Irão contra Israel gera tensões sem precedentes no Médio Oriente

Ataque do Irão contra Israel gera tensões sem precedentes no Médio Oriente

Na noite de sábado para domingo, o Irão efetuou o seu primeiro ataque militar direto contra o território israelita, numa…
Macau: Região vai receber cinco modalidades dos Jogos Nacionais da China em 2025

Macau: Região vai receber cinco modalidades dos Jogos Nacionais da China em 2025

A comissão organizadora da 15ª edição dos Jogos Nacionais anunciou que a Região Administrativa Especial de Macau vai acolher as…
Moçambique: MDM continua sem data para realizar o Conselho Nacional

Moçambique: MDM continua sem data para realizar o Conselho Nacional

O Movimento Democrático de Moçambique (MDM) ainda não marcou uma data para realizar o Conselho Nacional. No entanto, o partido…
Universidades vão ter “semestre zero” para alunos dos PALOP

Universidades vão ter “semestre zero” para alunos dos PALOP

O estudo “Perfil do Estudante dos PALOP nas Instituições do Ensino Superior em Portugal: caracterização, expectativas, constrangimentos”, realizado pelo Centro…