Timor-Leste: Governo Constitucional realiza sexto retiro

O Governo timorense reuniu-se no auditório do Ministério das Finanças nesta sexta-feira, 22 de janeiro, em Díli. O tema do encontro foi “Ano 2021: Início da Recuperação Económica com Transformação”. 

O primeiro retiro do ano dos membros do Governo abriu com a intervenção do primeiro-ministro, Taur Matan Ruak. Segundo o próprio, este “retiro realiza-se no âmbito da preparação da implementação do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2021”, ano que o Governo quer que marque o início da recuperação económica após a pandemia da Covid-19. 

Depois decorreram as apresentações do ministro das Finanças, Rui Augusto Gomes, e do ministro coordenador dos Assuntos Económicos, Joaquim Amaral, sobre o tema Plano de Recuperação Económica (PRE): O instrumento e a Aproximação para Recuperar os Setores Económicos e Sociais Transformando-os”. 

Foi Rui Augusto Gomes, que liderou a comissão responsável pela elaboração do PRE, quem apresentou a visão geral e os objetivos do plano, bem como as medidas inseridas no âmbito do PRE, que deverão ser realizadas a médio e longo prazo. Já Joaquim Amaral informou os membros do Governo sobre o que já está a ser implementado ao nível do PRE. 

O Plano de Recuperação Económica é composto por 71 medidas de curto e médio prazo, a serem implementadas pelo VIII Governo Constitucional até 2023. O foco consiste em oito áreas principais, sendo estas a agricultura, a indústria e o turismo, e no setor económico, a habitação, a educação, a saúde e a proteção social, além do setor social e de modo transversal, os aspetos institucionais e ambientais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

Guerra na Ucrânia causa 422 mil refugiados

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) partilhou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, que já são mais…
Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

Comunidade ucraniana em Portugal angaria bens para enviar à Ucrânia

A comunidade ucraniana de Vila Real, a Norte de Portugal, está a angariar medicamentos, comida enlatada e com muita validade,…
Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

Presidente da Ucrânia apela a soldados russos para saírem do país

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, apelou nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, aos soldados russos para que deponham as armas e…
Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

Revista de Imprensa Lusófona de 28 de fevereiro de 2022

A “Agência Brasil” refere que “Brasileiros que saíram de Kiev chegam à Roménia”. Já “O Globo” tem em manchete o…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin