Timor-Leste: Governo decreta luto nacional por morte de Jorge Sampaio

Ministro timorense Fidelis Magalhães

O Governo timorense decretou nesta segunda-feira, 13 de setembro, três dias de luto pelo falecimento do ex-Presidente português Jorge Sampaio. O decreto será cumprido em todo o território nacional.

“O Conselho de Ministros deliberou decretar o luto nacional, pelo falecimento do antigo Presidente da República Portuguesa, Jorge Sampaio, em todo o território nacional, pelo período de três dias, até às 07h59 do dia 16 de setembro”, declarou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães.

Recorde-se que Jorge Sampaio morreu na passada sexta-feira, dia 10, aos 81 anos, após ter sentido dificuldades respiratórias. O também advogado foi chefe de Estado de Portugal entre 1996 e 2006.

De acordo com Fidelis Magalhães, durante o período de luto nacional a bandeira timorense ficará a meio-mastro em todo o país, nos lugares de uso obrigatório, incluindo nas missões diplomáticas.

Jorge Sampaio foi uma personalidade de relevância na defesa do povo e dos valores constitucionais timorenses. O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, apresentou as suas condolências em nome do Governo do país que representa.

Ruak lembrou que o malogrado “entrou para a história como o Presidente que muito contribuiu para a Restauração da Independência Nacional, da qual foi testemunha como convidado de honra na cerimónia que se realizou no dia 20 de maio de 2002”.

Em 2016, Jorge Sampaio recebeu o maior galardão do Estado timorense, que se trata do Grande Colar da Ordem de Timor-Leste, entregue pelo atual primeiro-ministro, que na altura era Presidente da República.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: TAAG vai receber cinco aviões novos até ao final de 2024

Angola: TAAG vai receber cinco aviões novos até ao final de 2024

A companhia TAAG Linhas Áreas de Angola vai receber cinco novos aviões até ao final de 2024.   Estas novas…
Brasil: Escritor português integra festival literário brasileiro que aposta na “equidade”

Brasil: Escritor português integra festival literário brasileiro que aposta na “equidade”

O Festival Literário Internacional de Araxá (Fliaraxá), que terá lugar entre os dias 19 e 23 de junho, no município…
Cabo Verde: Preço dos combustíveis baixam 6 % em junho

Cabo Verde: Preço dos combustíveis baixam 6 % em junho

A Autoridade Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) divulgou que os preços máximos dos combustíveis ficaram mais baratos em média 6%…
Moçambique quer angariar USD 80 mil milhões para transição energética

Moçambique quer angariar USD 80 mil milhões para transição energética

Moçambique está a tentar mobilizar 80 mil milhões de dólares americanos para pôr em prática a estratégia de transição energética…