Timor-Leste: Governo delega na UNTL decisão sobre entrada de alunos no regime especial

O Governo de Timor-Leste remeteu para o Conselho Geral da Universidade Nacional Timor Lorosa’e (UNTL) uma decisão final sobre o número de alunos que podem ser inseridos este ano pelo regime especial.

A decisão foi tomada numa reunião do Conselho de Ministros, que divulgou um comunicado para informar que “o Conselho de Ministros reuniu-se no Palácio do Governo, em Díli, e assistiu à apresentação do reitor da UNTL, Francisco Miguel Martins, relativa ao processo de acesso e ingresso ao ensino superior público para o ano letivo de 2019, na UNTL e no Instituto Politécnico de Betano (IPB)”.

O assunto foi remetido para debate e decisão, por maioria, no Conselho Geral da UNTL, o órgão deliberativo máximo da Universidade, cabendo agora aos 15 membros desse conselho aprovar as políticas, planos e regulamentos, em reuniões trimestrais ordinárias ou extraordinárias, se convocadas.

O Governo ter-se-á comprometido a implementar qualquer decisão que o Conselho Geral vier a tomar sobre o caso, que se arrasta há várias semanas e que tem suscitado um grande debate político no país.

Em causa está o número de candidatos a admitir através do regime especial, que o Ministério do Ensino Superior, Ciência e Cultura (MESCC) fixou em 1.066, mas que a UNTL quer aumentar em mais de seis vezes, para 6.798, a maior parte dos quais é veterana ou familiar destes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia diz que não entra na NATO se garantirem segurança do país

Ucrânia diz que não entra na NATO se garantirem segurança do país

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, garantiu nesta quinta-feira, 10 de março, que o país está disposto…
Portugal respeita posição de Angola sobre guerra na Ucrânia

Portugal respeita posição de Angola sobre guerra na Ucrânia

O novo Embaixador português em Angola, Francisco Duarte, entregou nesta quarta-feira, 09 de março, cartas credenciais no Palácio Presidencial em…
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Aumento do Salário mínimo

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Aumento do Salário mínimo

O São-tomense e sindicados chegam ao consenso sobre o salário mínimo na função pública que sobe já a partir de…
SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Vila Nova arranca a semana da economia

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Vila Nova arranca a semana da economia

São Tomé-10-Mar-2022- Iniciou na passada segunda-feira a semana nacional de Economia Azul, e foi presidido pelo Presidente da República Carlos…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin