O primeiro-ministro de Timor-Leste, Taur Matan Ruak, reuniu-se nesta segunda-feira, 15 de novembro, com os parceiros. Segundo a “Tatoli”, o tema em cima da mesa foi o tráfico humano e que medidas adotar para prevenir e combater o problema.
No encontro estiveram presentes o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, o vice-ministro do Interior, António Armindo, a Primeira Secretária para os Assuntos Internos australianos, Wanda Sendzimir, o Comandante do Programa de Desenvolvimento da Política de Timor-Leste, Darren Booy, a chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Timor-Leste, Aishath Shareef, o Assistente Sénior do Projeto da OIM, Jacinto Amaral, e o representante da Organização das Nações Unidas em Timor-Leste, Roy Trivedy.
De acordo com Fidelis Magalhães, a reunião focou-se mais na função do Ministério do Interior, liderado pelo primeiro-ministro, Matan Ruak, em colaboração com a OIM e o Governo da Austrália.
“O Ministério do Interior, em coordenação com a OIM, já preparou um resumo da proposta sobre uma atuação imediata durante cinco meses no âmbito da competência do Ministério do Interior”, disse o ministro no final do encontro, que decorreu em Díli.