O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, manifestou a solidariedade do seu Governo para com o povo ucraniano, que continua a enfrentar as invasões russas, iniciadas na semana passada.
“A invasão da Rússia ao território ucraniano é inaceitável. Em nome do povo timorense, gostaria de manifestar a nossa solidariedade aos ucranianos que atualmente defendem a sua terra, o seu direito e a sua independência contra a invasão russa”, afirmou.
A declaração foi feita nesta quinta-feira, 03 de março, no seminário nacional sobre o tema “A importância do dia nacional dos veteranos para o desenvolvimento”.
Ruak lembrou que Timor-Leste sofreu, durante 24 anos, os piores impactos da invasão estrangeira. Como tal, realçou, o país é totalmente contra qualquer tipo de invasão: “Dado o passado da ocupação indonésia, Timor-Leste reconhece que a guerra não traz benefícios a ninguém. A independência da Ucrânia deve ser respeitada”.
Neste âmbito, apelou aos líderes mundiais para que encontrassem uma solução diplomática que pusesse fim ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia.