Timor-Leste: Governo e WIPO assinam acordo sobre propriedade intelectual

O ministro coordenador dos Assuntos Económicos de Timor-Leste, Joaquim Amaral, e o diretor da Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO, na sigla inglesa), Daren Tang, assinaram uma nota de entendimento acerca da inovação e propriedade intelectual deste país asiático. 

Segundo a “Tatoli”, a nota indica que o acordo tem como objetivo apoiar o Governo timorense no desenvolvimento económico sustentável. Tal será feito através da criação de um centro de apoio à inovação na indústria intelectual e do estabelecimento de um quadro jurídico de acordo com a prática internacional sobre a propriedade intelectual. 

“Sinto-me orgulhoso por assinar o acordo com o ministro Joaquim Amaral, pois é uma base para a construção do ecossistema da inovação e propriedade intelectual de Timor-Leste. Este [acordo] visa analisar a marca, desenho e tecnologia para apoiar a indústria do café de Timor-Leste”, disse Tang, através de um comunicado. 

Nessa nota pode ainda ler-se que a propriedade intelectual consiste nos registos de patente e marca, assim como na proteção dos direitos de autor. Estes permitem que cada pessoa tenha reconhecimento ou benefício financeiro pela sua criação.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Ucrânia: Forças Armadas recebem novas granadas

Ucrânia: Forças Armadas recebem novas granadas

As Forças Armadas da Ucrânia receberam novas granadas de fabricação ucraniana, parecidas com as soviéticas F-1 e RGD-5.  O Ministério…
Cabo Verde tem nova companhia aérea para voos domésticos

Cabo Verde tem nova companhia aérea para voos domésticos

A Linhas Aéreas de Cabo Verde, empresa inteiramente detida pelo Estado e constituída com capitais exclusivamente públicos, já foi oficialmente…
Angola: PRS diz ter condições para avançar com o V Congresso

Angola: PRS diz ter condições para avançar com o V Congresso

O secretário-geral do Partido de Renovação Social (PRS), Rui Malopa, declarou que o ambiente jurídico e político para a realização…
Moçambique: PRM regista uma morte e 26 ilícitos durante campanha eleitoral

Moçambique: PRM regista uma morte e 26 ilícitos durante campanha eleitoral

A Polícia da República de Moçambique (PRM) registou uma morte resultante de um incidente e 26 ilícitos eleitorais nas primeiras duas…