A imagem é liberada livre de copyrights sob Creative Commons CC0. Você pode baixar, modificar, distribuir e usá-los royalty free para qualquer coisa que você gosta, mesmo em aplicações comerciais. A atribuição não é obrigatória.

Timor-Leste: Governo gasta milhões de dólares no Porto de Tíbar

O Governo de Timor-Leste desembolsou 64,7 milhões de dólares norte-americanos entre agosto de 2019 e maio de 2021 para a empresa Timor Port, S.A. Trata-se de um concessionário do projeto Parceria Público-Privada (PPP) do Porto da Baía de Tíbar, cuja construção atingiu os 50%. 

No comunicado divulgado lê-se que o pagamento foi feito através da conta de garantia do Fundo de Viabilidade gerido pelo Ministério das Finanças. Segundo o plano, a obra vai terminar em maio de 2022, altura em que começará a operação do novo porto. 

O objetivo da existência do Porto de Tíbar é facilitar a movimentação das atividades de importação e exportação, auxiliando assim a eficiência do serviço alfandegário. Este é considerado um passo importante para o Ministério das Finanças, no âmbito da reforma fiscal e da gestão das finanças públicas. 

“A eficiência vai ajudar o Governo e utilizadores do porto, sobretudo importadores, na recolha de receitas de forma mais rápida, justa e transparente”, indica o comunicado. 

A China Harbour foi a empresa contratada pela Timor Port para construir o porto, estando envolvida a subcontratação de 61 empresas (39 locais e 21 internacionais) com um montante de 20,4 milhões de dólares americanos e também benefícios diretos e indiretos a 375 trabalhadores timorenses. Do total de 1.134 trabalhadores necessários para esta construção, 691 são timorenses, o que representa 60,93%.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Investigadores encontram ligação entre herpes e doenças neurodegenerativas

Investigadores encontram ligação entre herpes e doenças neurodegenerativas

Num estudo “pioneiro”, os investigadores descobriram uma potencial conexão direta entre doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer, esclerose lateral…
Cabo Verde: Sede do Ministério do Turismo passa a ser no Sal

Cabo Verde: Sede do Ministério do Turismo passa a ser no Sal

A sede do Ministério do Turismo e dos Transportes de Cabo Verde vai mudar-se, até ao final de 2021, da…
Universidade Católica assinala Dia Internacional do Microrganismo com debate

Universidade Católica assinala Dia Internacional do Microrganismo com debate

​Os micróbios estão um pouco por toda a parte. Metade das células do nosso corpo são na realidade células provenientes…
Angola e Portugal assinam memorando para setor dos transportes

Angola e Portugal assinam memorando para setor dos transportes

O ministro dos Transportes de Angola, Ricardo Viegas de Abreu, testemunhou nesta terça-feira, 14 de setembro, em Lisboa, a assinatura…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin