A Secretária de Estado para a Igualdade e Inclusão, Maria Monteiro de Jesus, incentivou as mulheres a participarem na vida política, sobretudo nas eleições presidenciais e das autoridades locais.
Monteiro de Jesus participou no seminário nacional que teve como tema “Consolidar a participação das mulheres nas eleições”. O evento foi realizado por organizações não-governamentais em Delta Nova.
“As mulheres têm capacidade. Por isso, temos de trabalhar em conjunto para nos envolvermos na vida política. Este seminário dá-nos oportunidade de partilharmos ideias junto das autoridades locais”, declarou.
De acordo com a Diretora da Fundação CAUCUS, Teresinha Noronha Cardoso, foram registados progressos no envolvimento das mulheres timorenses na política. “O número de mulheres timorenses envolvidas na política e liderança ainda é pouco visível relativamente ao dos homens. No entanto, estamos a esforçar-nos para promover a capacitação das mulheres, encorajando-as a se candidatarem a cargos de chefia”, partilhou.
O país tem, atualmente, 21 mulheres parlamentares, seis membros do Governo, uma presidente da autoridade municipal, quatro presidentes adjuntas da autoridade municipal e chefes de suco.