O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou nesta quinta-feira, 09 de setembro, a primeira alteração feita às medidas de execução do estado de emergência.Essa mudança volta a permitir a realização de eventos religiosos, sociais, culturais e desportivos.
No entanto, devem continuar a ser executadas as medidas de prevenção contra a Covid-19. Entre essas regras está a lavagem frequente das mãos, o uso da máscara e o distanciamento físico.
“O Governo decidiu ontem não prolongar o confinamento obrigatório na capital [Díli]. Assim, precisa de fazer algumas alterações a este decreto para darmos clareza às regras sanitárias, nomeadamente às atividades que podemos ou não realizar”, explicou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães.
Quanto à realização de funerais, acrescentou, continuará condicionada à adoção de medidas organizacionais que previnam a transmissão da Covid-19. No entanto, passará a ser permitida a presença de mais de dez pessoas nos funerais, desde que sejam cumpridos os protocolos de saúde.