Timor-Leste: Governo pede a Lu-Olo extensão do estado de emergência

O Governo timorense pediu ao chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, que alargasse o estado de emergência por mais 30 dias. Assim, explicou, poderia continuar a resposta à crise sanitária causada pela pandemia da Covid-19.

“Hoje, o Conselho de Ministros decidiu estender o estado de emergência, pelo que o Governo pediu ao Presidente da República para que declarasse uma vez mais o estado de emergência por 30 dias”, afirmou o ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares, Fidélis Magalhães.

Ainda segundo o governante, o Executivo quer manter as restrições já impostas anteriormente para combater uma eventual propagação da Covid-19. Fidélis Magalhães salientou também que o Sistema Nacional de Saúde do país é frágil e que não existem medicamentos e vacina para o novo coronavírus.

Foi igualmente lembrado que o aumento do número de casos, quer a nível regional, quer a nível mundial, principalmente nos países vizinhos, faz com que o Governo queira proteger a saúde pública, bem como a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde.

Essa proposta de continuação do estado de emergência tem como objetivo manter a suspensão ou restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação, de resistência e de fixação de residência.

Há atualmente um segundo caso ativo de Covid-19 no território timorense. Ao todo já foram registados 27 doentes, havendo 25 curados e dois em tratamento.

Deixe uma resposta




Artigos relacionados

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

STP: 4 detidos morrem no quartel militar

Quatro cidadão são-tomense que se encontravam detidos no quartel militar, depois da tentativa de invasão falhada, morreram na passada sexta-feira,…
Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

Angola recebeu auxílio de USD 246 mil do Japão para desminagem

O Governo japonês investiu mais de 246.900 dólares em ações de desminagem na província do Cuanza Sul, segundo o Embaixador do…
Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

Moçambique: Oficializado ensino via Internet no país

O Parlamento moçambicano oficializou nesta semana o ensino via Internet no país. Assim, estudantes do ensino superior poderão passar a…
Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde é dos 21 melhores destinos para visitar em 2023

Cabo Verde encontra-se entre os 21 melhores destinos para se visitar em janeiro de 2023, de acordo com a lista…