Timor Leste

Timor-Leste: Governo pede novamente Estado de Emergência

O Governo de Timor-Leste vai solicitar pela oitava vez ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a renovação do Estado de Emergência. Recorde-se que o país está nesse estado desde março, altura em que surgiu o primeiro caso de Covid-19 no país. 

A informação foi divulgada através de um comunicado, onde o Executivo esclarece que o pedido de renovação por mais trinta dias, que irá assim até ao início de janeiro, deve-se a uma “evolução preocupante da situação epidemiológica e a proliferação de casos registados de contágio da Covid-19, tanto a nível regional, como a nível mundial”. 

O objetivo é “evitar e neutralizar os riscos de propagação do SARS-CoV-2, para assim proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde”. 

No entanto, tal pedido acontece quando o país está sem casos ativos, uma vez que o 30.º paciente infetado teve alta neste mês de novembro. Não existe qualquer óbito a registar. 

Se o Estado de Emergência for novamente aprovado continuará a suspensão ou a restrição dos direitos de circulação internacional, de circulação e de fixação de residência e de resistência”. 

Recorde-se que no atual período de Estado de Emergência o Governo acrescentou algumas medidas e restrições, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento social nos recintos públicos. Essas regras irão até ao dia 03 de dezembro.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo