Timor Leste

Timor-Leste: Governo prepara pacote orçamental para resolver impacto das cheias

O Governo timorense está a preparar um pacote orçamental e um conjunto de medidas para responder ao impacto das cheias ocorridas a 13 de março, que afetaram mais de dez mil pessoas em Díli.

Foi o ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares, Fidelis Magalhães, quem orientou uma reunião do Conselho de Administração do Fundo de Infraestruturas (CAFI), que criou um grupo para definir um conjunto de medidas e uma estimativa dos custos causados pela catástrofe natural.

Esse grupo, que inclui o Ministério de Planeamento e Investimento Estratégico e a Agência de Desenvolvimento e Obras Públicas, decidiu adotar medidas do qual faz parte um processo inicial de emergência e normalização, limpeza e recuperação, sendo que integrará um pacote com apoio direto às famílias.

Quando questionado sobre que ações vão ser tomadas quanto ao controlo de construções ilegais e desreguladas e o uso das ribeiras como lixeiras por muitos residentes, Magalhães respondeu que será realizado um novo encontro para adotar medidas adicionais.

O governante ajuntou que o Governo iria reunir-se igualmente com representantes do setor económico para avaliar a situação do mercado e a questão do fornecimento de bens e serviços caso seja aplicado o estado de emergência no país.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo