O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, declarou que o teto final do Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020 vai ser sujeito a um ajustamento. Isto porque está prevista uma eventual subida em relação ao valor do pacote orçamental inicialmente apresentado.
Recorde-se que o OGE já foi aprovado em Conselho de Ministros, no montante de 1.492 milhões de dólares.
“O Governo previu cerca de 1,5 mil milhões de dólares, mas este valor será alvo de um ajustamento por parte do Ministério das Finanças até final do mês de agosto, sendo posteriormente levado a Conselho de Ministros para tomar uma decisão final”, disse Ruak aos jornalistas nesta quinta-feira, 13 de agosto.
A afirmação foi feita após uma reunião do chefe do Governo com o Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo. O encontro aconteceu no Palácio Presidencial, em Díli.
Também de acordo com Ruak, a execução do OGE vai ocorrer apenas em novembro e dezembro. Como tal, o Governo não poderá propor um aumento avultado, explicou.
“Não vamos alocar verbas consideráveis para o orçamento. Alocaremos, contudo, algumas para continuar a financiar o setor das infraestruturas, entre outros”, mencionou.