Timor-Leste: Governo prevê que economia pode recuar entre 5% e 15%

O gabinete do ministro coordenador interino dos Assuntos Económicos, Fidelis Magalhães, divulgou estimativas sobre a economia timorense, referindo que a mesma poderá recuar entre 5% e 15% do Produto Interno Bruto (PIB) este ano, devido ao impacto da pandemia da Covid-19.

A percentagem deste recuo irá depender da duração do estado de emergência, explicou a mesma fonte. Os cenários têm em conta que, mesmo antes do impacto do novo coronavírus em Timor-Leste, as previsões apontavam já para uma contração do PIB real de 2,8%.

As estimativas foram apresentadas esta semana às comissões relevantes no Parlamento. Acima desse valor de contração base, o Governo antecipa que, com um mês de duração do estado de emergência, a quebra económica aumenta 2,2%, para um recuo de 5%.

Se o estado for alargado mais um mês, hipótese que será debatida no Parlamento na próxima semana, o recuo adicional será de 7,2%, para uma contração total de 10%.

E, na eventualidade de se alargar por um terceiro mês, o recuo adicional será de 12%, para 15% de contração do PIB, com “danos à economia timorense a durarem para lá de 2020”, com a estimativa de um impacto ainda no próximo ano.

Como tal, no cenário mais otimista o PIB em 2020 recuaria para 1,55 mil milhões de dólares (1,44 mil milhões de euros), o que equivale ao valor de 2014, e no cenário médio para 1,47 mil milhões de dólares (1,37 mil milhões de euros), quantia que não é registada desde 2013. Já no pior cenário o PIB cairia para 1,39 mil milhões de dólares (1,29 mil milhões de euros), o que representa um recuo de 7% face aos níveis de 2013.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

Banco de Moçambique cancela registo de 15 operadores de microcrédito

O Banco de Moçambique decidiu cancelar o registo de 15 operadores de microcrédito. Estes passam a estar assim proibidos de…
Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça decidem facilitar vistos de curta duração

Cabo Verde e Suíça acordaram que vão facilitar a emissão de vistos de curta duração, divulgou o Ministério dos Negócios…
Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

Timor-Leste: Debate de candidatos presidenciais adiado para 15 de março

O Vice-Presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE), Domingos Barreto, informou que o debate público dos candidatos à Presidência da…
Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

Moçambique: Maleiane ocupa cargo de primeiro-ministro

O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, confere posse a Adriano Maleiane nesta sexta-feira, 04 de março. O ex-ministro da…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin