O Governo timorense prevê iniciar em maio a vacinação contra a Covid-19, usando a vacina AstraZeneca. Os primeiros vacinados serão funcionários do setor da saúde e cidadãos mais vulneráveis.
“A previsão é de que comecemos a campanha de imunização provavelmente a partir de maio de 2021”, declarou a coordenadora-geral da Comissão Covid-19 do Ministério da Saúde, Odete Viegas.
A responsável disse ainda que a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de que “a vacina mais apropriada para Timor-Leste é a da AstraZeneca“, uma vez que pode ser preservada em frigoríficos, entre 2 e 8 graus centígrados.
“O plano prevê que a vacina abranja inicialmente 20% da população, incluindo funcionários de saúde e da linha da frente, grupos de risco e grupos vulneráveis”, sublinhou ainda.
Apesar do país não ter registado tantos casos como outros países, continuou, é crucial avançar com a vacinação. Isto porque a mesma é considerada um dos “meios importantes para prevenção da Covid-19″ e um método “seguro e eficaz”.
A vacina da AstraZeneca foi produzida na cidade de Melbourne, na Austrália, entre outros países.
Desde o início da pandemia que Timor-Leste registou cerca de 50 casos positivos de coronavírus, estando quase 300 pessoas à espera de conhecer resultados a testes realizados.