Timor Leste

Timor-Leste: Governo quer mais de 100 ventiladores para combater coronavírus

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, Dionísio Babo, declarou nesta quinta-feira, 26 de março, que o Governo está a trabalhar para conseguir, através da compra e de apoios bilaterais, mais de 100 ventiladores. O material servirá para fazer face ao surto do novo coronavírus (Covid-19).

“Estamos em coordenação com os países vizinhos e outros parceiros para obter equipamento e para comprar outro”, afirmou no debate da declaração do estado de emergência no Parlamento Nacional.

“O mais importante é a questão dos ventiladores. Estamos a ver se conseguimos, tanto com o apoio dos nossos parceiros, quer por aquisição, contar com mais de 100 ventiladores que são importantes para lidar com a doença”, acrescentou, mencionando que serão igualmente adquiridos outros equipamentos hospitalares, além de medicamentos e de equipamentos de proteção pessoal para funcionários da saúde.

Recorde-se que o país já tem um caso confirmado de coronavírus. Entretanto, o Laboratório Nacional timorense continua a ser preparado para efetuar testes, contando para isso com o apoio da Austrália, sem que seja necessário enviar as amostras recolhidas para aquele país.

Está a funcionar desde terça-feira, dia 24, uma linha telefónica de emergência para a Covid-19, com o número 119. O anúncio foi feito pelo ministro dos Transportes e Comunicações, José Agustinho da Silva, na reunião extraordinária do Conselho de Ministros de segunda-feira.

Caso a população tenha sintomas do novo coronavírus, como febre, tosse seca ou falta de ar, pode ligar para o número 119, contactando gratuitamente profissionais de saúde, de forma a que estes possam atuar de forma rápida e ativar os mecanismos já existentes.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo