O Governo timorense informou que mesmo após o fim do estado de emergência no país, que termina nesta sexta-feira, 26 de junho, vai manter algumas restrições nas fronteiras, entre as quais limitações à entrada de estrangeiros e horários reduzidos, com medidas de controlo sanitário devido à pandemia Covid-19.
De acordo com o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, serão aprovadas alterações às leis do sistema de saúde e da imigração que permitam continuar a atuar para minimizar os riscos de importação do novo coronavírus.
O país encontra-se no terceiro mês consecutivo de estado de emergência, um regime de exceção que o Executivo decidiu não prolongar, optando por aplicar medidas mais restritivas de controlo nas fronteiras, continuar a recorrer à quarentena e aplicar um regime reforçado de vigilância sanitária e epidemiológica.
Fidelis Magalhães disse que se trata de adotar medidas que ajudem a minimizar o risco de importação de casos de Covid-19, numa altura em que o país está sem casos ativos, tendo o último sido registado há quase dois meses.