Timor-Leste: Governo quer nomear novo coordenador

O vice-primeiro-ministro e ministro do Plano e Ordenamento, José Maria dos Reis, partilhou que o Governo timorense quer nomear o novo coordenador da Unidade de Gestão. Tal será feito no âmbito da implementação do projeto de cabo submarino de fibra ótica, que decorrerá este ano.
A nomeação do novo coordenador tem como objetivo dar acompanhamento técnico aos técnicos que se encontram no terreno, explicou.
“O projeto de cabo de fibra ótica submarino de telecomunicações contará com a presença de um coordenador, bem como de um modelo de contrato de fornecimento de uma ligação em cabo submarino. O coordenador da Unidade de Gestão afeto ao projeto efetuará o processo de aprovisionamento para o acelerar”, disse ainda.
As declarações foram feitas depois do encontro com o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, no Palácio do Governo.
José Maria dos Reis referiu também que o seu ministério vai coordenar-se com os vários ministérios, entre os quais das Finanças, das Obras Públicas e dos Transportes e Comunicações. Assim, será debatida a nomeação do coordenador da Unidade de Gestão.
Foi no dia 04 de novembro do ano passado que o Conselho de Ministros aprovou a implementação da ligação digital à Austrália, através de um sistema de cabo submarino de fibra ótica. Esta forma garante uma conectividade mais segura e de qualidade, além do desenvolvimento da economia digital nacional.