O Governo timorense decidiu propor ao Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, a continuação do XIII Estado de Emergência, por mais 30 dias.
“O objetivo do Governo na renovação do Estado de Emergência é evitar um eventual risco de propagação da Covid-19, de modo a proteger a saúde pública e dar resposta ao Sistema Nacional de Saúde”, pode ler-se no documento oficial do Governo.
Tendo em conta a gravidade da situação epidemiológica e do aumento significativo de infeções por Covid-19 a nível mundial, o Conselho de Ministros de Timor-Leste propôs então essa extensão do Estado de Emergência.
Assim, o Governo sugeriu ao chefe de Estado que a renovação do Estado de Emergência mantivesse a suspensão ou a restrição de alguns direitos e garantias fundamentais.
O país registou, nas últimas 24 horas, mais 84 casos positivos de Covid-19. Desses, 73 verificaram-se em Díli e os restantes 11 em outros municípios. São 32 os pacientes que já se encontram em recuperação, sendo contabilizadas, atualmente, 725 infeções ativas.