Timor-Leste: Governo reúne-se com Embaixador da Austrália

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros e também ministro Coordenador dos Assuntos Económicos em exercício, Fidelis Magalhães, reuniu-se nesta quinta-feira, 04 de junho, com o Embaixador da Austrália em Timor-Leste, Peter Roberts.

No encontro foram debatidas as parcerias entre os dois países, que decorrem atualmente, bem como novas áreas de cooperação para o futuro. Fidelis Magalhães apresentou ainda ao diplomata a visão e o plano do Governo timorense para a recuperação económica, realçando as medidas de apoio ao emprego.

Essas medidas de apoio ao emprego incluem isenções nas contribuições para a Segurança Social e o subsídio extraordinário de 60% da remuneração de trabalhadores, o que visa responder ao impacto da pandemia da Covid-19 na economia e estabilizar o emprego.

Um dos temas de cooperação falados na reunião foi sobre o acordo assinado entre Timor-Leste e Austrália no dia 26 do passado mês de maio, para uma contribuição financeira direta do Governo australiano ao país asiático, no valor de sete milhões de dólares australianos (quatro milhões de euros), para apoiar a resiliência comunitária e a recuperação económica nacional durante a pandemia.

Através deste acordo serão financiados projetos de infraestrutura comunitária que irão abranger um terço de todos os Sucos em Timor-Leste através do Programa Nacional de Desenvolvimento dos Sucos (PNDS). Os recursos irão ser direcionados diretamente aos sucos, o que permite gerar empregos e atividades económicas locais e fornecer infraestruturas básicas, como água, saneamento e sistemas de irrigação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

Angola: Número de pensionistas baixa de 147 mil para 77 mil

O secretário de Estado dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Domingos André Tchicanha, partilhou publicamente que o processo de recadastramento e prova de…
Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

Cabo Verde teve mais turistas portugueses entre julho e setembro

O Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde informou que o país recebeu mais turistas vindos de Portugal entre julho…
Ucrânia pede sanções urgentes à Rússia

Ucrânia pede sanções urgentes à Rússia

A Ucrânia quer que a UE delineie rapidamente um pacote de sanções a ser usado contra a Rússia se o…
Moçambique: Ataques terroristas na província de Niassa deslocaram mais de 600 pessoas

Moçambique: Ataques terroristas na província de Niassa deslocaram mais de 600 pessoas

Os ataques terroristas na província de Niassa, que resultaram da expansão do grupo armado que ataca em Cabo Delgado, já…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin