Timor-Leste: Governo usou mais de USD 200 milhões contra a Covid

Ministério das Finanças de Timor-Leste partilhou que já gastou mais de 200 milhões de dólares (cerca de 176 milhões de euros) no combate à Covid-19. Este investimento incluiu a proteção social e medidas de mitigação dos efeitos económicos e sociais da pandemia. 

A mesma fonte revelou que foi gasto até ao final de novembro do ano passado, através do Fundo Covid-19, um total de 200,9 milhões de dólares (177,18 milhões de euros) do total orçamentado de quase 288 milhões de dólares (254 milhões de euros). 

Quanto às medidas em concreto, o programa de moratório de crédito, no valor de dois milhões de dólares (1,765,230 euros), foi totalmente executado, com uma execução de 97% (68,1 milhões de dólares) na Cesta Básica para famílias. 

Já o pagamento de suplementos remuneratórios a profissionais da linha da frente alcançou uma taxa de execução de 97%, o que representa um total de 51,6 milhões de dólares. A medida de apoio a propinas de jovens teve gastos efetivos de 11,1 milhões de dólares (79% do orçamentado) e o apoio a empresas e ao emprego chegou aos 68% de execução, o equivalente a 30,8 milhões de dólares. 

A nível geral, a execução mais elevada correspondeu à categoria de bens e serviços, com quase 150 milhões de dólares (132 milhões de euros) e 76% do orçamentado, com a execução de 46,8 milhões de dólares ou 62% do total alocado na categoria de transferências públicas. 

Recorde-se que o Fundo Covid-19 foi estabelecido em abril de 2020 para “financiar as despesas relativas às medidas de prevenção e combate à doença Covid-19”, o que inclui a aquisição de medicamentos, materiais e equipamento médico usado na prevenção e no combate à pandemia. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…