Timor-Leste: Governo usou mais de USD 200 milhões contra a Covid

Ministério das Finanças de Timor-Leste partilhou que já gastou mais de 200 milhões de dólares (cerca de 176 milhões de euros) no combate à Covid-19. Este investimento incluiu a proteção social e medidas de mitigação dos efeitos económicos e sociais da pandemia. 

A mesma fonte revelou que foi gasto até ao final de novembro do ano passado, através do Fundo Covid-19, um total de 200,9 milhões de dólares (177,18 milhões de euros) do total orçamentado de quase 288 milhões de dólares (254 milhões de euros). 

Quanto às medidas em concreto, o programa de moratório de crédito, no valor de dois milhões de dólares (1,765,230 euros), foi totalmente executado, com uma execução de 97% (68,1 milhões de dólares) na Cesta Básica para famílias. 

Já o pagamento de suplementos remuneratórios a profissionais da linha da frente alcançou uma taxa de execução de 97%, o que representa um total de 51,6 milhões de dólares. A medida de apoio a propinas de jovens teve gastos efetivos de 11,1 milhões de dólares (79% do orçamentado) e o apoio a empresas e ao emprego chegou aos 68% de execução, o equivalente a 30,8 milhões de dólares. 

A nível geral, a execução mais elevada correspondeu à categoria de bens e serviços, com quase 150 milhões de dólares (132 milhões de euros) e 76% do orçamentado, com a execução de 46,8 milhões de dólares ou 62% do total alocado na categoria de transferências públicas. 

Recorde-se que o Fundo Covid-19 foi estabelecido em abril de 2020 para “financiar as despesas relativas às medidas de prevenção e combate à doença Covid-19”, o que inclui a aquisição de medicamentos, materiais e equipamento médico usado na prevenção e no combate à pandemia. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Timor-Leste: Diáspora na Coreia do Sul enviou mais de USD 30 milhões

Os trabalhadores timorenses na Coreia do Sul já enviaram para Timor-Leste, de 2009 a 2021, cerca de 39 milhões de dólares…
Cabo Verde: Plano Nacional de Habitação investe 1.500 ME até 2030

Cabo Verde: Plano Nacional de Habitação investe 1.500 ME até 2030

O Plano Nacional de Habitação de Cabo Verde estima um investimento de 1.500 milhões de euros até 2030. De acordo com a estimativa do referido…
Angola tem autossuficiência em seis produtos alimentares

Angola tem autossuficiência em seis produtos alimentares

O Governo angolano divulgou que o ananás, a banana, a batata-doce, a carne de cabrito, a mandioca e os ovos são os produtos que alcançaram a autossuficiência no país.  Isto…
Moçambique: Época chuvosa condiciona estradas e pontes na zona sul e centro do país

Moçambique: Época chuvosa condiciona estradas e pontes na zona sul e centro do país

A Administração Nacional de Estradas, ANE, IP. lançou dia 12 de janeiro alerta de que distrito de Phafuri, na Provincia…
Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin