O ministro das Obras Públicas de Timor-Leste, Salvador Soares, anunciou que o Governo vai dar um bónus de 15 dólares (13 euros) de carregamento de eletricidade aos mais de 170 mil clientes do seu serviço pré-pago, o mais usado no país.
Segundo o governante, este “subsídio” visa ajudar a evitar que os clientes vão comprar ‘pulsa’, usados para carregar os contadores em pré-pagamento que a maioria das casas e empresas têm instalados. Assim, muitos clientes não terão de sair de casa para comprar eletricidade.
Para implementar a medida, o Governo timorense está a trabalhar com os operadores de telecomunicações com o objetivo de difundir um código que possa ser usado pelos consumidores.
Salvador Soares alertou que os clientes com contadores ligados ao Sistema de Direção Geral da Água não terão que pagar o seu consumo em abril.
As medidas foram adotadas na sequência da aprovação do decreto que implementa o estado de emergência em Timor-Leste, uma medida decidida para travar a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).