Timor-Leste: Governo vai repatriar 73 estudantes de Israel

primeiro-ministro timorenseTaur Matan Ruak, comprometeu-se a repatriar 73 estudantes que frequentaram formações de um ano sobre agricultura moderna no Arava International Centre for Agricultural Training (AICAT), em Israel. 

Segundo o chefe do Governo, este deve analisar as oportunidades de operações aéreas de outras nações que queiram repatriar os seus cidadãos. Isto porque Timor-Leste está a enfrentar dificuldades nos voos intercontinentais. 

“Os voos intercontinentais são muito difíceis. No entanto, o Executivo já se esforçou muito para a repatriação dos timorenses que se encontravam, entre outros, em Portugal, Israel e Cuba. Devemos ver ainda quais as oportunidades que há para que as possamos aproveitar. É impossível que fretemos um avião para repatriar apenas quatro ou cinco pessoas”explicou à imprensa. 

Por sua vez, o ministro da Agricultura e Pescas, Pedro dos Reis, confirmou igualmente que o processo de repatriamento de jovens que se encontram em Israel está em curso. 

“Os ministérios da Agricultura e Pescas e o dos Negócios Estrangeiros e Cooperação estão a coordenar-se para garantirem o repatriamento dos estudantes. O processo está a decorrer. Desconhece-se ainda a data fixa da repatriação, visto que o processo varia de um ministério para o outro”partilhou. 

Recorde-se que os estudantes são da Universidade Nacional Timor Lorosa’e, Universidade Oriental Timor Lorosa’e, Instituto do Café de Timor-Leste, Universidade da Paz e das escolas profissionais agrícolas públicas de Maliana, Fuiloro e Natarbora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

BAD prevê crescimento de 3,4% na economia de Timor-Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) divulgou um relatório onde é previsto um crescimento de 3,4% na economia timorense. Esta…
Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

Cabo Verde: Primeiro-Ministro anuncia investimento de mais de um milhão no turismo

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, anunciou que o Governo vai disponibilizar 1.800.000 contos para o setor…
Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

Banco Mundial estima crescimento económico de 2,8% para Angola

O Banco Mundial considera que a economia angolana pode crescer 2,8% em 2024, após ter subido 0,8% em 2023, através…
Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

Portugal: Primeiro-ministro aprova Palestina como membro pleno da ONU

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, afirmou que vê “com bons olhos” o facto de a Palestina vir a adquirir…