Timor-Leste: Governo volta a pedir extensão do estado de emergência

O Governo timorense deliberou nesta quarta-feira, 23 de setembro, em Conselho de Ministros, uma proposta para o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo. O documento prevê a extensão do estado de emergência por mais 30 dias. 

“A razão pela qual o Executivo pediu antecipadamente a Lu-Olo o prolongamento do estado de emergência tem a ver com o calendário sobre a discussão e aprovação dos Orçamentos Gerais do Estado (OGE) para 2020 e 2021”, declarou o ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães. 

“Por isso, o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, remeterá uma missiva ao chefe de Estado para que seja definido um horário, no sentido de agendar um encontro com o Conselho de Estado e o Conselho Superior de Defesa e Segurança e de ser discutida uma eventual prorrogação do estado de emergência”, acrescentou. 

As declarações foram feitas aos jornalistas durante uma conferência de imprensa, realizada no Palácio do Governo. O governante afirmou também que a proposta de renovação do estado de emergência prende-se com o facto de a situação epidemiológica se ter agravado nos últimos tempos, mencionando assim o crescimento de casos de Covid-19 em todo o mundo. 

Fidelis Magalhães explicou então que a medida visa mitigar os riscos de propagação do novo coronavírus. Desta forma será protegida a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde, realçou. 

“O Governo propõe ao Senhor Presidente da República a extensão da declaração do estado de emergência para poder continuar a restringir os direitos de circulação internacional, de circulação, bem como de fixação de residência”, finalizou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.




Artigos relacionados

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

Ucrânia e Rússia adiam negociações para esta quinta-feira

As negociações entre a Ucrânia e a Rússia foram adiadas para esta quinta-feira, 03 de março.  A delegação ucraniana está…
Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

Portugal agradece à Roménia apoio no repatriamento de portugueses e ucranianos

O primeiro-ministro português, António Costa, manifestou publicamente ao Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, a sua gratidão pelo apoio prestado na…
Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

Guiné-Bissau: PGR quer vigilância acrescida a pessoas com enriquecimento anormal

O Procurador-geral da República (PGR) pediu aos magistrados para estarem atentos às pessoas que procuram vias fáceis para enriquecer, às…
Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

Moçambique: Oposição critica "silêncio" do Governo sobre invasão à Ucrânia

A Renamo e o MDM, partidos moçambicanos da oposição, condenam a invasão da Rússia à Ucrânia. Ambos criticam o “silêncio”…
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin