O ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães, afirmou que o Governo timorense decidiu reativar o Centro Integrado da Gestão de Crise (CIGC). O motivo deve-se ao ligeiro aumento do número de pessoas com Covid-19 no país, bem como do grande aumento de infetados em Timor Ocidental.
Segundo os dados oficiais, o número de infeções por Covid-19 era de 22 nesta terça-feira, 02 de fevereiro. Desses, 21 doentes estão no Centro de Isolamento de Vera Cruz e um no Centro de Isolamento da Região Administrativa Especial de Oecusse Ambeno (RAEOA).
“O Governo publicou hoje o despacho do primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, sobre a reativação do Centro Integrado de Gestão de Crise, face ao número de casos registados nos últimos dias”, explicou Fidelis Magalhães aos jornalistas no Palácio do Governo, em Díli.
Ainda segundo o mesmo despacho, é função do chefe do Governo, neste caso Ruak, reativar o CIGC ao abrigo do artigo 29.º da Lei de Segurança Nacional e do artigo 6.º do Decreto-Lei 24/2020.
“O Centro Integrado da Gestão de Crise será liderado pelo chefe do Governo, Taur Matan Ruak, cuja missão será assegurar diariamente a divulgação da situação epidemiológica”, acrescentou a mesma fonte.