Especial COVID-19 | Timor Leste

Timor-Leste: Iniciados testes em massa junto à fronteira

O Ministério da Saúde de Timor-Leste iniciou nesta terça-feira, 16 de fevereiro, uma testagem em massa de todas as pessoas residentes nos municípios de Bobonaro, Covalima e na Região Administrativa Especial de Oecusse e Ambeno (RAEOA).

“A nossa equipa está atualmente a efetuar os testes em larga escala da população. A nossa expectativa é de que possamos diariamente recolher cerca de 100 amostras durante os próximos dez dias. Estimamos que pelo menos até 25 de fevereiro possamos recolher todas as amostras”, declarou a Coordenadora-Geral da Comissão Executiva de Saúde do Surto de Covid-19, Odete Viegas, em Díli.

Quanto à situação epidemiológica no país, disse que o número elevado de casos ativos de Covid-19 está relacionado com entradas ilegais no país, através da via terrestre. Como tal, esta situação representa uma das atuais preocupações do Governo e da população.

Segundo a mesma fonte, o resultado da testagem em larga escala, durante uma semana, serve para que o Governo tome “as medidas mais acertadas para travar um eventual contágio do vírus e transmissão comunitária”. Assim, “constitui uma referência para o primeiro-ministro e Presidente da República poderem eventualmente adotar medidas restritivas”.

Por sua vez, o Diretor da Saúde de Bobonaro salientou que “os testes a realizar não serão obrigatórios”, sendo a ideia realizá-los em dois membros de cada família para serem completadas 100 amostras.

O país regista, atualmente, 39 casos ativos de Covid-19, além de 102 infeções desde o surgimento da pandemia, em março.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo