As primeiras vacinas contra a Covid-19 enviadas por Portugal para Timor-Leste já chegaram ao destino. O carregamento enviado para o país governado por Lu-Olo incluía também material médico, como seringas e agulhas.
Timor-Leste aguarda que sejam feitas novas remessas nos próximos meses. Por agora, irá administrar as 12 mil vacinas da AstraZeneca nos seus cidadãos.
Este envio marca então o início do apoio bilateral português ao processo de vacinação contra a Covid-19 em Timor-Leste. “É um primeiro lote destinado a um combate que transcende atualmente quaisquer fronteiras, o combate para pôr termo à situação pandémica que enfrentamos atualmente”, declarou o embaixador de Portugal em Díli, José Machado Vieira.
As vacinas chegaram a Díli, capital timorense, a bordo de um Boeing 767-300 da euroAtlantic Airways (EAA). Esta empresa tem realizado, desde o início da pandemia, vários voos entre Lisboa e Díli, sendo, em alguns momentos, uma das poucas alternativas para os portugueses viajarem entre as duas cidades.
A medida insere-se “no compromisso político de disponibilizar” aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e a Timor-Leste, os principais parceiros de cooperação de Portugal, “pelo menos 5% das vacinas contra a Covid-19 adquiridas por Portugal, iniciativa igualmente enquadrada na segunda fase do Plano de Ação na resposta sanitária à pandemia de Covid-19 entre Portugal e os países africanos lusófonos e Timor-Leste”.