Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo aguarda proposta do Governo sobre estado de emergência

Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, disse que ainda não recebeu a proposta do Governo. Esta foi aprovada na segunda-feira passada, 16 de março, em Conselho de Ministros, e mencionava a eventual declaração do estado de emergência.

“Relativamente ao decreto presidencial sobre o estado de emergência, o Presidente ainda não recebeu a proposta do Governo com as medidas propostas”, declarou o chefe de Estado numa declaração sem direito a perguntas dos jornalistas.

O governante lembrou que a eventual proposta terá de cumprir o processo previsto na Constituição, o que inclui uma consulta ao Conselho de Estado e ao Conselho de Segurança e Defesa Nacional, além da apresentação da sua posição ao Parlamento Nacional para autorização.

Na mensagem ao país, Lu-Olo sublinhou que o novo coronavírus (Covid-19) constitui uma “ameaça e desafio” que deve ser enfrentada “com calma, serenidade e sem pânico”, sendo necessário que todos se unam para vencer o problema.

O primeiro caso confirmado em Timor-Leste foi divulgado pela ministra da Saúde em exercício, Élia dos Reis Amaral, no sábado, dia 21. O paciente, que apresenta sintomas ligeiros, encontra-se em isolamento e sob monitorização médica.

Este surto, que teve início na China, já matou mais de 14.500 pessoas, havendo mais de 340.843 casos de contágio registados em 171 países ou territórios. Entretanto, mais de 72 mil ficaram totalmente curadas.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo