Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo apela a esforço conjunto pelo futuro do país

Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, aproveitou a ocasião das comemorações da luta pela independência de Timor-Leste para deixar a mensagem de que continua a ser preciso um esforço conjunto para construir e consolidar o Estado.

“Ainda há um longo caminho a percorrer na construção e desenvolvimento da nossa democracia e do nosso Estado para garantirmos que o nosso povo expresse e desenvolva a nossa cultura e vontade política, e que continue a afirmar a nossa identidade nacional”, declarou.

“Estas aspirações serão materializadas se conseguirmos garantir a participação democrática dos cidadãos e alcançar resultados económicos e sociais que beneficiem e tragam progresso para todos”, acrescentou.

O discurso foi feito nas cerimónias oficiais dos 20 anos do referendo, tendo o governante sublinhado que é necessário haver mais esforço em áreas múltiplas, desde as forças de segurança à justiça, da descentralização e reforma administrativa.

Referiu igualmente que são necessários “entendimentos e consensos” para se responder aos desafios atuais, desde o aumento das receitas não-petrolíferas ao fortalecimento da economia, o combate à má-nutrição e a igualdade de género.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo