O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, pediu aos partidos e aos seus líderes uma “elevadíssima responsabilidade” e maturidade suficiente para ajudarem na resolução dos problemas do país.
“Os partidos políticos não podem ser apenas máquinas para ganhar eleições. É necessário que sejam espaços de promoção da responsabilidade política e cívica e da elevação da consciência de cidadania”, disse nesta quarta-feira, 24 de junho.
O governante incentivou os partidos, os deputados e o Governo a contribuírem “para o cumprimento das promessas eleitorais e do Programa do Governo na presente legislatura”.
As declarações foram feitas no Palácio Presidencial, em Díli, após Lu-Olo ter dado posse a 21 novos membros do VIII Governo Constitucional, que fica completo pela primeira vez desde o início do mandato, há dois anos. O Executivo fica assim com um total de 43 pessoas, três das quais assumem mais do que uma pasta, entre elas o primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, que fica com a tutela do Interior.
“Existe hoje uma maioria parlamentar de grande inclusão que permite sustentar este Executivo até ao fim do seu mandato em 2023”, afirmou o chefe de Estado.