A Fretilin, o KHUNTO e o PLP declaram apoio ao candidato presidencial Francisco Guterres Lu-Olo, atual Presidente de Timor-Leste. Os três partidos querem a vitória do visado na segunda volta do sufrágio, para que se mantenha no cargo entre 2022 e 2027.
“PLP, KHUNTO e FRETILIN apoiam Lu-Olo. Vamos alargar esta plataforma a todas as organizações para apoiar Lu-Olo a candidato nacional”, declarou o Secretário-Geral da FRETILIN, Mari Alkatiri, neste domingo, 27 de março, citado pela “Tatoli”.
A afirmação foi feita aos jornalistas, à margem da conferência nacional do PLP, em Díli. O líder do PLP e atual primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, salientou que a força do seu partido, juntamento com a FRETILIN, pode dar a vitória a Lu-Olo na segunda volta, em abril.
“Peço a todos os militantes que se mantenham firmes na vossa posição para assegurarmos o governo até ao fim do mandato em 2023. Vamos apoiar a vitória de Lu-Olo”, apelou.
Por sua vez, o conselheiro do KHUNTO, José dos Santos Naimori, destacou que os três partidos vão unir-se para alcançarem a vitória do chefe de Estado. “Nós vamos unir-nos e vamos levar Lu-Olo à vitória”, disse.
Na primeira volta, ocorrida a 19 de março, José Ramos Horta venceu com 303.477 votos (46,6%), seguido de Francisco Guterres Lu-Olo, com 144.282 (22,16%).