O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lú Olo, decidiu aprovar a renovação do estado de emergência por mais 30 dias. O decreto ocorreu nesta quinta-feira, 03 de setembro, após o pedido do Governo.
O quinto estado de emergência vai estar então em vigor entre as 00h00 de 05 de setembro e as 23h59 de 04 de outubro.
A decisão foi tomada para responder à evolução da situação epidemiológica da Covid-19 e, igualmente, à proliferação de casos registados tanto a nível regional, como a nível mundial. Assim poderão ser evitados e neutralizados os riscos de propagação do SARS-CoV-2, de forma a proteger a saúde pública e a capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde.
O Governo timorense já tinha deliberado na reunião do Conselho de Ministros de 26 de agosto que iria propor ao chefe de Estado a declaração do estado de emergência.
Depois dos pareceres positivos do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa e Segurança, o Parlamento autorizou o Presidente a declarar a renovação do estado de emergência. Esta medida é considerada indispensável devido ao evoluir da situação no mundo e, em particular, nos países vizinhos do território timorense.
Ao todo, Timor-Leste registou 27 casos positivos de Covid-19 e nenhuma morte desde o início da pandemia. Desses 27 pacientes, 25 estão recuperados, o que significa que existem apenas dois casos ativos no país.