Timor-Leste: Lu-Olo decreta sétimo Estado de Emergência

O Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, decretou nesta terça-feira, 27 de outubro, o Estado de Emergência pela sétima vez desde março. A medida, que serve para conter a propagação da Covid-19, tem a duração de 30 dias e irá estar em vigor entre as 00h00 de 04 de novembro e as 23h59 de 03 de dezembro. 

De acordo com a nota de imprensa divulgada, o Estado de Emergência abrange todo o território nacional. Pode ainda ler-se que ficam assim suspensos, parcialmente, os direitos de circulação internacional, a liberdade de circulação e a fixação de residência a qualquer pessoa no território nacional. 

É igualmente destacado o facto de as autoridades públicas competentes continuarem a impor as restrições necessárias à redução do risco de contágio do novo coronavírus. Tal ocorre principalmente na execução de medidas preventivas, como o distanciamento social, a quarentena para qualquer indivíduo suspeito de infeção, o confinamento domiciliário e a obrigatoriedade do uso da máscara, a lavagem das mãos e o distanciamento físico. 

O pedido do Governo para a extensão do Estado de Emergência deve-se à evolução da pandemia a nível mundial, principalmente em países vizinhos, como a Indonésia. O Conselho Superior de Defesa e Segurança (CSDS) e o Conselho de Estado apoiaram, por unanimidade, esta extensão, que foi autorizada no Parlamento nesta terça-feira, 27 de outubro. 

O país tem, atualmente, um caso positivo de Covid-19. Ao todo, foram 30 os casos registados desde março, não tendo havido qualquer óbito até ao momento, com 29 já curados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

Guiné-Bissau: Prevalece a dúvida se o PAIGC irá participar nas eleições em Junho

A não anotação dos órgãos saídos do Xº Congresso Ordinário tem sido interpretado por membros do Partido Africano da Independência…
TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

TIMOR GAP recusa proposta de Timor Resources como solução

A petrolífera timorense TIMOR GAP decidiu rejeitar uma proposta da empresa australiana Timor Resources para resolver uma disputa iniciada em 2019 e…
Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

Moçambique isenta 28 países de vistos de turismo e negócios

O Governo moçambicano atribuiu a isenção de vistos a Portugal e outros 27 países considerados de baixo risco de imigração…
Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

Angola: PR cria comissão para centralizar negociações comerciais

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, decidiu criar a Comissão Nacional de Negociações Comerciais. Trata-se de uma estrutura que reúne…