Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo empossa novos embaixadores no Brasil, Nova Zelândia e EUA

Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, deu nesta terça-feira, 13 de agosto, posse aos novos embaixadores de Timor-Leste no Brasil, Nova Zelândia e Estados Unidos da América (EUA). O empossamento ocorreu através de uma cerimónia no Palácio Presidencial, em Díli.

O governante deu assim posse a Olímpio Branco como embaixador no Brasil, a Lisualdo Gaspar como embaixador na Nova Zelândia e a Isílio Coelho como embaixador nos EUA. “O Presidente da República confia na capacidade dos Embaixadores, a quem acaba de conferir posse. Estarão em condições de elevar e alargar, ainda mais, o nível e o âmbito de cooperação entre os nossos Estados”, declarou.

Ao realizar um breve discurso, o Chefe de Estado salientou os laços próximos entre Timor-Leste e o Brasil, mencionando que a cooperação existente desenvolve-se essencialmente no setor da educação superior.

Recorde-se que os três diplomatas já tinham sido nomeados pelo Governo anterior, integrando uma lista com 16 nomes que o atual Executivo enviou a Lu-Olo no início deste ano. Entre os diplomatas propostos pelo Governo e que ainda não tomaram posse estão os futuros embaixadores em Portugal e na Austrália.

Olímpio Branco, ex-secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação (MNEC), já desempenhou funções na China e em Cuba. Também Isílio Coelho foi secretário-geral do mesmo ministério, além de embaixador no Japão. Já Isualdo Gaspar foi funcionário de longa data do MNEC, onde efetuou diversas funções.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo