Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo lamenta impacto dos incêndios na Austrália

Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, manifestou consternação pelos incêndios que têm decorrido em várias zonas da Austrália, lamentando a perda de vida, de bens pessoais e de biodiversidade. 

A mensagem do governante foi partilhada num vídeo à nação, tendo sido gravada no Palácio Presidencial, em Díli. Na gravação foi expressada solidariedade para com o país da Oceânia em nome de Timor-Leste e do povo timorense. 

“É com dor que acompanho a tragédia que se abate, uma vez mais, sobre uma parte da Austrália. Das imagens que nos chegam através da comunicação social, vejo pessoas que choram a perda dos seus entes queridos cujas vidas foram ceifadas pelo fogo”, declarou. 

“Estou com as pessoas que perderam as suas casas e os seus bens, quantas vezes resultantes dos esforços de uma vida de trabalho e de suor. As suas lágrimas, as suas palavras de dor, os seus rostos crispados pela emoção, tocam-me profundamente”, acrescentou. 

O chefe de Estado lamentou ainda a morte de centenas de milhões de animais, “ameaçando a riquíssima biodiversidade da Austrália”, com o impacto de “uma tragédia destas proporções a ter consequências difíceis de serem medidas”, considerando que o ocorrido obriga a “ponderar sobre a gravidade da mudança climática” e que tal requer a colaboração de todos. 

Estes incêndios duram há várias semanas e já causaram 27 mortes, além de terem destruído mais de 2.200 casas e queimado uma grande dimensão do território australiano.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo