Timor-Leste: Lu-Olo nomeia enviado extraordinário na Cimeira da CPLP

Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, nomeou o vice-primeiro-ministro e ministro do Plano e Ordenamento, José Reis, como enviado extraordinário do chefe de Estado na XIII conferência de Presidentes da República e de chefes do Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

O começo do evento está marcado para 17 de julho, em Luanda, capital angolana, e irá terminar no dia seguinte, 18. 

Segundo o número 1 do artigo 74.º da Constituição da República Democrática de Timor-Leste, o Presidente da República é o símbolo e a garantia da independência nacional, bem como a unidade do Estado e o funcionamento regular da instituição democrática. 

“Mesmo em situação pandémica, que alastra a nível global e nacional, bem como em estado de emergência, no interesse especial da representação da República Democrática de Timor-Leste, é necessário nomear um enviado extraordinário, representante do Presidente da República nesta cimeira de alto nível”, pode ler-se no documento oficial do Palácio Presidencial. 

Entretanto, a delegação de Timor-Leste vai partir a 06 de julho para Luanda, onde estará presente na Cimeira da CPLP. A informação foi recentemente divulgada pela ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Adaljiza Magno. 

“O Presidente da República não participará porque ainda não completou a vacinação, mas eu e o vice-primeiro-ministro vamos”, esclareceu.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido…
Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

Cabo Verde: PR promulga cinco diplomas do Governo

O Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, promulgou cinco diplomas do Governo na segunda-feira, 15 de abril. …
Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

Timor-Leste: Fretilin congratula-se com visita de Papa Francisco

A Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin) congratulou-se nesta quarta-feira, 17 de abril, com a visita do Papa Francisco ao…
Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

Ucrânia: Conselheiro de Zelensky diz que não há negociações em curso com a Rússia

O conselheiro presidencial ucraniano, Mykhailo Podolyak, informou nesta quarta-feira, 17 de abril, que não há conversações e negociações em curso…