Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo pede “vontade política e abertura” para resolver impasse do OGE

Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, considera necessário haver “vontade política e abertura” de todos para que seja encontrada uma solução para a atual situação política no país, instável devido ao chumbo à proposta de Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020. 

Neste âmbito, foi divulgado um comunicado da Casa Civil da Presidência para informar que o chefe de Estado vai começar a ouvir nesta quinta-feira, 23 de janeiro, os partidos com assento parlamento, líderes religiosos e a sociedade civil. 

“O Presidente da República convida os líderes dos partidos com assento parlamentar para ouvir as suas ideias e propostas para soluções sobre a atual situação político-constitucional”, pode ler-se no documento. 

Lu-Olo vai ouvir igualmente os ex-titulares e outras entidades, bem como juristas, representantes das confissões religiosas e da sociedade civil. 

“O Presidente da República acredita que iremos encontrar a melhor solução para o povo e o Estado de Timor-Leste”, refere ainda o comunicado, que não menciona o quadro concreto em que a solução está a ser procurada. 

Recorde-se que foi na passada sexta-feira, dia 17, que aconteceu o chumbo do OGE para este ano, resultado de votos contra e abstenções do Congresso Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), maior partido da Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), a coligação do Governo.

Timor Leste

Lusofonia

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo