Timor Leste

Timor-Leste: Lu-Olo preocupado com debate sobre OGE para 2020

Francisco Guterres Lu-Olo

O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, afirmou em entrevista que está preocupado com o debate sobre o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2020. Para o governante, este tema deve ser debatido a fundo no Parlamento Nacional.

Um dos motivos da preocupação encontra-se relacionado com o facto de as bancadas do Governo timorense estarem a tomar posições desfavoráveis ao OGE para o próximo ano. Recorde-se que vários deputados da Aliança de Mudança para o Progresso (AMP), coligação do Governo, querem cortar até um terço do valor da proposta do OGE apresentada pelo Executivo.

Para a AMP são necessários cortes que façam baixar as contas públicas para o próximo ano, caindo dos atuais 1,95 mil milhões de dólares para um valor entre 1,3 e 1,6 mil milhões de dólares.

Por sua vez, a oposição declarou que prefere aguardar até à apresentação dos relatórios finais das comissões e ao debate no plenário antes de anunciar a sua posição.

Esta discussão sobre o OGE deve-se, em parte, pelo facto de o teto final de despesa, decidido no Comité de Revisão da Política Orçamental, ter ultrapassado significativamente a proposta apresentada pelo Ministério das Finanças. O comité aprovou o aumento de 300 milhões de dólares na proposta inicial para o segundo maior valor orçamental de sempre, correspondendo o mesmo a 1,95 mil milhões de dólares.

© e-Global Notícias em Português
Comentar

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Topo