Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo

Timor-Leste: Lu-Olo promulgou nova orgânica do VIII Governo

O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, decidiu promulgar a nova orgânica do VIII Governo, que exonera dois ministros e cria dois cargos de vice-primeiro-ministro, além de haver alterações em outras pastas.

Segundo a fonte da Presidência que avançou a informação, a tomada de posse de novos membros do Governo só deverá acontecer na próxima semana.

A alteração à orgânica do Governo, que foi aprovada a 14 de maio e alterada no dia 21 do mesmo mês, inclui a exoneração do ministro de Estado na Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, e do ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares, Fidelis Magalhães.

Recorde-se que Agio Pereira era um dos membros do Governo indigitados pelo Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e que agora sai do Governo sem ter de apresentar a demissão que tinha sido anunciada pelo presidente do CNRT, Xanana Gusmão, quanto aos elementos do Executivo indigitados pelo partido.

Outros membros do CNRT apresentaram igualmente nesta segunda-feira, 25 de maio, a sua demissão, entre eles o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dionísio Babo.

Sobre Fidelis Magalhães, que é membro do Partido Libertação Popular (PLP), a sua saída do Governo é temporária, devendo tomar posse num novo cargo.

Outra das alterações feitas está relacionada com a eliminação do cargo de ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, que estava sem ministro da tutela e ocupado interinamente por Agio Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: CNE exige tolerância política em campanha eleitoral

Moçambique: CNE exige tolerância política em campanha eleitoral

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique exigiu tolerância entre os partidos políticos para evitar violência durante a campanha…
Angola fortalece cooperação agropecuária com o Botsuana

Angola fortalece cooperação agropecuária com o Botsuana

Angola e Botsuana vão rubricar nos próximos dias um Memorando de Entendimento no domínio da agricultura e pecuária. A decisão…
Cabo Verde: Membro do Estado defende união entre países contra crimes financeiros

Cabo Verde: Membro do Estado defende união entre países contra crimes financeiros

A secretária de Estado do Fomento Empresarial de Cabo Verde, Adalgiza Vaz, sugeriu que as autoridades financeiras de diferentes países…
BAD estima baixo crescimento do PIB para Timor-Leste

BAD estima baixo crescimento do PIB para Timor-Leste

O Banco Asiático de Desenvolvimento (BAD) reviu em baixa as previsões do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de Timor-Leste…