O Presidente da República de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, decidiu promulgar a nova orgânica do VIII Governo, que exonera dois ministros e cria dois cargos de vice-primeiro-ministro, além de haver alterações em outras pastas.
Segundo a fonte da Presidência que avançou a informação, a tomada de posse de novos membros do Governo só deverá acontecer na próxima semana.
A alteração à orgânica do Governo, que foi aprovada a 14 de maio e alterada no dia 21 do mesmo mês, inclui a exoneração do ministro de Estado na Presidência do Conselho de Ministros, Agio Pereira, e do ministro da Reforma Legislativa e Assuntos Parlamentares, Fidelis Magalhães.
Recorde-se que Agio Pereira era um dos membros do Governo indigitados pelo Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste (CNRT) e que agora sai do Governo sem ter de apresentar a demissão que tinha sido anunciada pelo presidente do CNRT, Xanana Gusmão, quanto aos elementos do Executivo indigitados pelo partido.
Outros membros do CNRT apresentaram igualmente nesta segunda-feira, 25 de maio, a sua demissão, entre eles o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dionísio Babo.
Sobre Fidelis Magalhães, que é membro do Partido Libertação Popular (PLP), a sua saída do Governo é temporária, devendo tomar posse num novo cargo.
Outra das alterações feitas está relacionada com a eliminação do cargo de ministro do Planeamento e Investimento Estratégico, que estava sem ministro da tutela e ocupado interinamente por Agio Pereira.