O atual Presidente de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, anunciou neste domingo, 16 de janeiro, a sua recandidatura à Presidência da República. As eleições estão marcadas para 19 de março.
“Vou recandidatar-me a Presidente da República de Timor-Leste e de todo o povo. Comprometo-me a manter a coragem de tomar decisões com base na Constituição, como chefe de Estado, e na minha própria consciência”, disse, citado pela “Tatoli”.
A candidatura tem oito pontos, acrescentou. Estes devem-se à defesa da unidade do Estado e do povo; à continuação do diálogo com os titulares de órgãos soberanos para solucionar as preocupações da população; à manutenção do diálogo com os partidos políticos em busca de consenso; ao diálogo com todas as entidades; à defesa da inclusão e justiça social; à luta contra a injustiça, corrupção, colusão e nepotismo; à promoção da democracia e desenvolvimento sustentável; ao reforço das relações com a comunidade internacional.
“Hoje comprometo-me, mais uma vez, a ser o Presidente de todos e para todos, no mandato de 2022 a 2027. Nunca me afasto de ninguém, homem ou mulher. Não me inclino para nenhum grupo”, assegurou o governante.
“Através do diálogo e apoio dos líderes, podemos aprofundar a democracia, paz, estabilidade e desenvolvimento socioeconómico para combater a pobreza”, defendeu.