O Presidente timorense, Francisco Guterres Lu-Olo, recebeu virtualmente nesta quinta-feira, 11 de novembro, as cartas credenciais de 20 novos embaixadores extraordinários e plenipotenciários não residentes no país.
Para o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Julião da Silva, o sucedido tratou-se de “um momento histórico” para o país. “É um momento histórico para o nosso país, pois recebemos hoje 20 cartas credenciais dos embaixadores estrangeiros não residentes. A maioria dos diplomatas reside em Singapura, Indonésia e Austrália”, afirmou, citado pela “Tatoli”.
As declarações foram feitas depois da cerimónia de entrega das referidas cartas. Esta aconteceu virtualmente devido à crise da Covid-19, explicou o governante, que garantiu que as mesmas vão ser entregues oficialmente assim que a circulação aérea volte ao normal.
As missivas foram entregues pelos embaizadores de Israel, Sagi Karni, do Bangladesh, MD Tauhedul Islam, da Dinamarca, Lars Bo Larsendo, do Azerbaijão, Jalal Sabir Mirzayev, da Ordem Soberana de Malta, Terense Tobin, da Argélia, Merzak Belhimeur, da Alemanha, Ina Luise Lepel, da Roménia, Dan Adrian Balanescu, e da Argentina, Gustavo Arturo Torres.
Também entregaram cartas os embaixadores da Guiné-Bissau, António Serifo Embaló, do Camboja, Iv Heang, da República Checa, Jaroslav Dolecek, da Itália, Benedetto Lateri, do Qatar, Fawziya Salman Al-Sulaiti, do Laos, Phomma Sidsena, da Colômbia, Camilo Valencia Gonzales, do Chipre, Martha Mayrommatis, de Moçambique, Belmiro José Malate, da Nigéria, Usman Ari Ogah, e do Paquistão, Muhammad Hassan.
One Comment
O Terence Tobin é o embaixador da Ordem Soberana de Malta, não da República de Malta