O chefe de Estado de Timor-Leste, Francisco Guterres Lu-Olo, aceitou o pedido do Governo e decidiu decretar a renovação do Estado de Emergência por mais 30 dias. Trata-se então da oitava vez consecutiva que tal acontece desde março, altura em que surgiu o primeiro caso de Covid-19 no país.
O decreto do governante ocorreu nesta quinta-feira, 03 de dezembro, e entrará em vigor entre as 00:00 horas de 04 de dezembro deste ano e as 23:59 horas de 02 de janeiro de 2021.
Foi na reunião de 25 de novembro do Conselho de Ministros que o Governo timorense propôs ao Presidente da República a renovação do Estado de Emergência.
Depois do Conselho de Estado e do Conselho Superior de Defesa e Segurança terem dado pareceres positivos, o Parlamento Nacional autorizou então Lu-Olo a declarar a renovação do Estado de Emergência pela oitava vez.
Recorde-se que o país registou desde o início da pandemia um total de 31 casos confirmados do novo coronavírus. Desses, 30 já recuperaram e um está ativo. Não existe assim, até ao momento, qualquer óbito provocado pela Covid-19.