O Presidente de Timor-Leste declarou que a pandemia da Covid-19 é uma “oportunidade para corrigir fraquezas estruturais”. Francisco Guterres Lu-Olo reforçou a necessidade de uma ação “coletiva e solidária” internacional, para que as vacinas produzidas sejam “um bem público global”.
Foi igualmente realçada a importância de concretizar “iniciativas para aliviar o peso da dívida e o financiamento para o desenvolvimento”, bem como de intensificar esforços para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.
“A cooperação e parcerias globais, a nível regional e nacional, são fundamentais para fazer face à ameaça e cruciais para construir um mundo resiliente, sustentável e inclusivo”, afirmou ainda na mensagem dirigida à Organização das Nações Unidas (ONU).
O governante discursou em nome de Timor-Leste na mensagem gravada em vídeo para a 75.ª Sessão da Assembleia Geral da ONU. O encontro decorre este ano sob o tema de reafirmação do empenho ao multilateralismo.
“No espírito de que ninguém fique para trás, temos de estar atentos aos Países Menos Desenvolvidos (LDC) e além do mais encravados, aos países frágeis e aos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS)”, defendeu Lu-Olo.