O Conselho de Ministros de Timor-Leste aprovou o projeto de Resolução do Governo que procede à renovação da Declaração do Estado de Calamidade, por mais 60 dias. Tal foi decidido no âmbito das cheias e inundações verificadas em todo o país a 04 de abril, tendo estas sido causadas pelo ciclone tropical Seroja.
As informações foram avançadas nesta segunda-feira, 31 de maio, pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fidelis Magalhães.
O ministro da Administração Estatal, Miguel Carvalho, já tinha apresentado no sábado, dia 29, enquanto Coordenador da Unidade de Missão para a Proteção Civil e para a Gestão de Desastres Naturais, o ponto de situação dos impactos das cheias e respetivas ações de recuperação.
Em Díli permanecem 4.356 desalojados, distribuídos por sete centros de acolhimento ainda ativos. A nível nacional, as inundações afetaram 31.337 famílias e 41 pessoas morreram ou encontram-se desaparecidas.
Quanto às habitações, 27.178 estão danificadas ou destruídas. A nível de infraestruturas públicas, houve danos em 22 estradas e 11 pontes.