O Secretariado Técnico do Fundo Covid-19 do Ministério das Finanças informou que já foi pago o suplemento remuneratório a 3.821 membros da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19.
“O Secretariado Técnico do Fundo Covid-19 do Ministério das Finanças efetuou, no passado dia 29 de outubro, o pagamento do suplemento remuneratório a 3.821 profissionais da linha da frente da PNTL num montante de 3,1 milhões de dólares americanos relativos aos meses de março a maio”, pode ler-se num comunicado do Governo que foi divulgado pela “Tatoli”.
Esse documento refere ainda, entro outros pagamentos já efetuados, que o Secretariado Técnico do Fundo Covid-19 pagou igualmente, a 18 de outubro, o suplemento remuneratório a 449 elementos da linha da frente do Centro Integrado de Gestão de Crises (CIGC). O valor pago correspondeu a 322.925 dólares americanos, referentes aos meses de fevereiro a maio.
O valor do pagamento do suplemento remuneratório vem do Fundo Covid-19, criado através da lei n.º 2/2020, de 06 de abril. De acordo com o Presidente da República, Francisco Guterres Lu-Olo, o objetivo desta medida é proteger o direito dos trabalhadores da linha da frente, adquirido desde 2020, altura em que começou a pandemia.